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terça-feira, 20 de agosto de 2013

O Marketing na Internet


Este é o livro texto da Bíblia do Marketing digital e  foi concebido como um guia prático para pequenas empresas e profissionais liberais utilizarem a 
Internet na promoção de seus negócios.


Dicas de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é o conjunto de ações de marketing digital que
visam produzir e divulgar conteúdo útil e relevante na Internet para atrair a
atenção e conquistar o consumidor online.
Pense como você navega quando procura algo novo. Você vai no Google,
digita um ou duas palavras chaves relacionadas ao que procura, por
exemplo “cruzeiro mediterrâneo”. Depois você analisa a lista resumo que o
Google exibe na tela. Esta lista contém um título, que é o que você lê
primeiro, e duas linhas de descrição. Se você encontrar algo útil para sua
pesquisa, você clica na link no título, se não, você digita novamente outras
palavras. Agora talvez algo mais específico, como “cruzeiro de férias no
mediterrâneo”, e recomeça o processo.
Toda vez que você clica em um título, o Google te envia para o site
correspondente. Você passa os olhos no site, e se não reconhecer algo
útil, você clica no botão de voltar do navegador, e recomeça a busca.
Simples assim. Você busca, analisa e refina a busca. Deste processo você
acaba adicionando nos seus favoritos, os sites que você considerou
relevantes para sua pesquisa.
Então, os novos consumidores são atraídos para o seu site, pois as
ferramentas de busca, como o Google, varrem seu conteúdo e o exibem
para seus consumidores no momento em que ele está buscando algo
relacionado ao seu negócio. Se você não tiver conteúdo relevante, os
consumidores não param no seu site. Se não tiver conteúdo relacionado
aos que o seu consumidor busca, no processo de decisão de compra do
seu produto ou serviço, ele sequer chegará no seu site.
O marketing de conteúdo envolve diversas técnicas e ações, desde a
correta concepção do site, otimização do site para ferramentas de busca
(SEO), construção de um blog, e inúmeras outras, que visam tornar seu
site visível para as ferramentas de buscam, como o Google, e atraente
para o seu consumidor.
Para se posicionar bem nas buscas, você pode começar seguindo
algumas dicas, e implantando já cada uma das ações a seguir.

Defina seu público-alvo, de forma clara e específica

Não á como iniciar ações de marketing de conteúdo sem ter um público
específico em mente. Pense quem é o seu consumidor. Aquele que de fato
precisa e dá valor ao seu produto ou serviço. O seu cliente ideal.
Esta definição você já deveria ter no planejamento do seu negócio, mas se
não tem, esta é uma boa oportunidade. Defina quem é o seu cliente, o
público alvo do seu negócio. Pense em renda, localização, faixa etária,
escolaridade, e outros parâmetros que caracterizem bem o seu
consumidor.
Pense principalmente em quem é o seu público-alvo online. Se necessário
pesquise, converse com clientes, busque na Internet grupos de discussão.
Não parta de premissas erradas. Não assuma que um grupo não usa muito
a Internet. Pesquise. Você irá se surpreender.
Muitos negócios tem vários públicos-alvo. Mas você não tem que abordar
todos eles online. Pense naqueles consumidores que usam mais a
Internet, buscam mais no Google e assim podem ser mais influenciados
pelas suas ações de marketing de conteúdo.

Planeje o conteúdo

Planeje o conteúdo que você pode produzir para este seu consumidor.
Pense no que o seu consumidor busca na Internet antes de decidir a
compra. Não produza conteúdo para você ou sua empresa. Produza
conteúdo para atrair o seu cliente.

Não pense em produtos ou serviços, pense em informações úteis

Pense como o seu cliente pensaria, na frente do Google, quando
procura um produto ou serviço fornecido por uma empresa como a sua.
Para planejar este conteúdo, e defini-lo com clareza, siga os passos do
planejamento de conteúdo:
•Quem é o público-alvo: Você respondeu esta pergunta na ação
anterior. Agora escreva claramente no seu planejamento.
•O que se pretende do público-alvo: Você quer que eles encontrem sua
empresa, e se dirijam a uma loja? Você quer que eles comprem
online? Você quer que eles entrem em contato por telefone? Defina
o que você pretende fazer com o consumidor quando ele
finalmente entrar no seu site.
•Como se comporta o público-alvo: Você sabe quem eles são, agora
pesquise como eles se comportam. São compradores online
frequentes? São pró-ativos e colaborativos? São fieis a um marca
ou site? É importante você entender o comportamento para saber o
que vai apresentar em seu site no primeiro contato.
•Que informação o público-alvo busca: Você não pode produzir
conteúdo para tudo e todos. Pense que informação essencial o seu
consumidor busca durante o processo de decisão de compra do
seu produto ou serviço. Pense como ele. O que você faz ou faria
antes de decidir comprar no seu mercado. Pesquisaria empresa,
recomendações, comentários ou referências? Que informação seu
consumidor busca antes de comprar?
•Que conteúdo produzir para o público-alvo: Definida a informação que
ele busca, você agora tem que definir que conteúdo vai produzir.
Informação e conteúdo são coisas bem diferentes. Se você busca
informação sobre restaurantes, você pode encontrar como
conteúdo: descrição do restaurante, comentários de clientes, ou
críticas de especialistas. Pense no conteúdo que você acredita seja
mais relevante para seu consumidor, e que você possa produzir.
•Como produzir esse conteúdo: Agora que você sabe o que tem que
produzir, planeje como produzir. Não menospreze a importância
desta etapa. Você tem que determinar o tempo e os recursos
necessários para produzir o conteúdo. Mesmo que você deseje
produzir pessoalmente o conteúdo para seu consumidor, precisará
de tempo para isso. Pense como irá produzir conteúdo, toda
semana, mês após mês, durante alguns anos.

Aloque recursos

Não há mágica, você tem que alocar os recursos necessários para
produção do conteúdo da sua empresa. Pense neste investimento como a
divulgação do seu negócio para um público que está realmente buscando
por ele na Internet.
Estes recursos podem ser um estagiário, um funcionário, ou mesmo você.
Mas garanta que sejam reservados um horário e dia da semana fixos para
esta atividade.
Aloque os recursos necessários à execução do planejamento e à produção
constante de conteúdo.

Crie seu blog

Você tem um site, mas para produzir conteúdo constante você tem que ter
uma ferramenta de publicação. Você não precisa criar um site novo, ou
uma conta no Blogger. Não faça isso. Crie um blog dentro do seu site. Algo
como: www.seusite.com/blog.
Para produzir seu conteúdo use ferramentas práticas e gratuitas como o
WordPress (www.wordpress.org). A maioria das empresas que hospedam
sites tem instalações gratuitas de blogs com WordPress que podem ser
facilmente incorporados ao seu site atual.
O seu blog pode aparecer no menu do seu site, e deve pertencer ao
mesmo domínio (URL) dele, sendo algo como www.seusite.com.br/blog.
Os artigos publicados podem ainda ser incorporados na página principal do
seu site, como uma área de notícias, novidades ou informações.

Divulgue

Divulgue constantemente seu blog, ajudando seu conteúdo a ser
conhecido nas mídias sociais, em outros blogs, no Twitter, Facebook e
LinkedIn.
Integre seu Blog ao Twitter, de maneira que toda vez que você colocar
conteúdo, ele aparecerá para seus seguidores no Twitter. Se você utilizar o
WordPress ele possui um plugin (acessório) com esta função.
Aproveite todas as oportunidades de divulgação. Coloque a informação na
sua assinatura de email. Participe de fóruns e grupos de discussão. Leia
blogs relacionados aos seu negócio e comente os artigos com a sua
assinatura.

Conteúdo útil e relevante

Tenha um conteúdo que seja relevante para a comunidade de seus
clientes, sempre se preocupando em manter um conteúdo atualizado e útil
para seu público.

Foco é tudo

Mantenha o foco, resistindo à tentação de misturar propaganda ao
conteúdo ou criando textos sem interesse. É muito comum as empresas
quererem publicar artigos sobre seus produtos. Você pode ter uma área no
seu site exclusiva para isso. Use o seu conteúdo para fornecer aos seus
consumidores as informações que eles tanto procuram.
Seus textos têm que atrair consumidores para o seu site. A compra dos
seus produtos ou serviços será uma conseqüência disso.

Monitore os resultados

Este esforço inicial dará resultados. Em pouco tempo os clientes que
busca na Internet vão encontrar seu conteúdo e a contatar sua empresa.
É muito importante que seu site tenha uma página de contato para facilitar
a vida dos consumidores. Se necessário o WordPress tem plugins com
esta função.
Verifique periodicamente os artigos que são mais lidos, agrupe eles e
determine os temas mais relevantes para seu consumidor. Invista mais
neles. Se houver um pico de visitas a um artigo, investigue o motivo.
Verifique os artigos que mantém o consumidor mais tempo no seu site, e
os que fazer ele visitar as outras páginas.
Mas não se esqueça: Monitore, monitore, monitore e aprenda
O marketing digital é feito para dar resultados. Não se esqueça nunca
disso.


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