sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Dicas de email marketing




Dicas de email marketing

O email marketing é parte do marketing digital, e embora seja a ferramenta
mais utilizada pelas pequenas empresas, ela seguramente é a ferramenta
de marketing digital mais mal utilizada por todas as empresas.
O email marketing é basicamente marketing direto, visa estabelecer um
contato direto com o consumidor, passando para ele a sua mensagem.
Mas na Internet o marketing direto e o email marketing sofrem muito com o
volume vergonhoso de emails enviados a todos nós, muitos deles, se não
a maioria, inúteis.
Assim o desafio do email marketing para sua empresa é se diferenciar e
realmente ser útil. Você tem que conseguir que o consumidor:
• Não apague seu email.
• Não coloque seu email como spam.
• Leia o assunto do seu email e se interesse.
• Abra o seu email, e leia o seu conteúdo.
• Continue interessado em ler outros emails que você enviar.
Para conseguir tudo isso você terá que seguir minha regra de ouro do
email marketing: Envie informações úteis, para as pessoas certas e
que desejam recebê-las.
Na pratica você tem que criar as condições básicas para que seu email
marketing seja relevante para o seu consumidor, e para isso comece
seguindo estas dicas, e implantando já cada uma das ações a seguir.

Crie um mailing útil e eficiente

Crie e mantenha seu próprio banco de dados de emails para seu email
marketing. O mais importante é enviar emails para as pessoas certas, e
saber que elas vão abrir e ler sua mensagem.
Comprar listas de empresas pode ser um desperdício de dinheiro e tempo.
Pense quantas vezes você recebeu mensagens de empresas que não se
aplicam ao seu perfil, e com as quais você nunca fará negócios.
Lembre-se: somente adquira listas de emails de empresas que indiquem
claramente como os emails foram obtidos.
Listas piratas ou sem identificação significam que seu consumidor não
quer receber os seus emails. Listas sem identificação significam que
alguém em algum momento está usando o endereço do seu consumidor
sem autorização dele. Isso é ruim e prejudicial para o seu negócio.

Crie emails adequados

Não envie folhetos no seu email marketing. Não envie emails somente com
imagens. Isso é criado por praticidade das agências de publicidade, não
sua. Além disso, é ineficiente. O leitor de email do cliente bloqueia a
imagem, e ele não lê nada. Isso diminui as chances de ele continuar.
Seu consumidor não vai abrir emails com mensagens somente com uma
imagem. O servidor ou leitor de email dele bloqueia isso.
Defina um padrão de mensagem em HTML (a mesma linguagem utilizada
nos sites) que possa ser facilmente lido e use esse padrão em todos os
seus emails.

Defina uma agenda

No seu email marketing pense nos melhores horários para o seu
consumidor. Quando ele tem mais chances de abrir e ler sua mensagem.
Cada grupo de pessoas tem um padrão de uso de email. Por exemplo, um
executivo recebe muitos emails indesejáveis (SPAM) na Segunda-Feira
pela manhã, pois ele não leu nenhum email no final de semana. Assim é
melhor enviar emails para ele na Terça ou na Quarta à tarde.
Já um jovem universitário, pode ter muito pouco tempo durante toda a
semana, e seja mais fácil enviar mensagens durante o final de semana.
Pesquise com seus clientes. Estude os melhores dias e horários para
enviar suas mensagens de email marketing.

Tenha um cadastro

Muita gente visita o seu site. Ou pelo menos deveria. Não deixe estas
pessoas escaparem. Crie em seu site uma página para cadastro de email
marketing.
Crie também opções de cadastro em todos os pontos de contato com seu
consumidor, como a sua loja, seus vendedores, sua caixa de cartões, ou
formulários de cadastramento.
Seus clientes atuais, e os que fazem contato com sua empresa, são o
público inicial de toda ação de email marketing.

Crie campanhas

Um boa forma de retribuir a atenção que seu consumidor dá aos emails
enviados pela sua empresa, é criando campanha exclusivas de email
marketing.
Campanhas periódicas, com promoções e descontos exclusivos, mantém o
seu consumidor interessado em seus emails, e fazem com que ele preste
mais atenção ao que recebe de sua empresa.
Nestas campanhas deixe claro que o desconto ou oferta só é válido para o
link enviado pelo email, e cumpra isso. Mesmo que você tenha uma
promoção sazonal, como o Natal, porquê não dar um desconto adicional
de 5% ou 10% só para aqueles que clicarem do link enviado na promoção
de email.
Faça com que o consumidor entenda que há de fato uma vantagem
exclusiva em estar cadastrado no seu mailing.

Crie campanhas de indicação

A forma mais eficiente de expandir o seu mailing é através da indicação de
pessoas que já o leêm. É uma questão de lógica. Se eu tenho um
consumidor que lê meu email e gosta da minha marca, é bem provável que
ele conheça outras pessoas que podem gostar também.
Por isso permita e incentive seus clientes a indicarem novas pessoas para
fazerem parte de sua base de cadastro de emails.
Periodicamente, crie campanhas de indicação de amigos e promoções
para novos cadastrados. Ofereça algo que interessa a curto prazo, como
um prêmio para quem indicar mais amigos no mês, e médio prazo, como
um sistema de pontuação com prêmios para quem atingir um certo número
de indicações.

Fale com seu consumidor

Ficar enviando folhetos publicitários por email é a forma mais simples de
afastar seus consumidores de você. Não envie propaganda, ao contrário,
fale com o seu consumidor.
Crie um informativo semanal ou quinzenal com as novidades de seu
negócio. Se sua empresa não gera muitas novidades, coloque informações
sobre o seu setor que interessam ao seu cliente.
Você pode usam o conteúdo do seu blog para isso. Selecione os melhores
posts do seu blog e envie uma newsletter com pequenos resumos e links
para os artigos completos.
É melhor manter seu cliente bem informado por email, acostumando-o a
abrir e ler a cada quinze dias suas newsletter, do que enviar publicidade.
Uma vez que as pessoas se acostumaram a ler informação útil no seu
informativo, você pode começar a colocar uma seção com novidades,
produtos e lançamentos, junto com os artigos enviados.

Não o aborreça

A pior propaganda é a propaganda chata. Não envie milhões de emails.
Não envie folhetos em imagem. Não fale só de seus produtos.
Pense se aquilo que você vai enviar, você abriria. Se aquilo que você vai
enviar é de fato relevante para o seu consumidor.
Eu gosto de receber informações sobre hotéis e destinos turísticos antes
das férias escolares, mas apago tudo que chega sobre este tema nos
outros meses do ano. Acho que você entendeu a idéia.
No email marketing envie somente mensagens interessantes, ofertas
genuínas e exclusivas. Cause impacto.
A regra de ouro do email marketing é: Envie informações úteis, para as
pessoas certas e que desejam recebê-las.




2 comentários: