Mídias Sociais
O
marketing nas mídias sociais é o conjunto de ações de marketing digital
que visam
criar relacionamento entre a empresa e o consumidor, para
atrair a
sua atenção e conquistar o consumidor online.
O
marketing nas mídias sociais envolve basicamente relacionamento com
seus
clientes através da Internet. Esqueça a publicidade. Um dos grandes
erros das
empresas nas mídias sociais é querer fazer propaganda de seu
produtos e
serviços sem ao menos criar relacionamento com seu público.
Você não
quer ser o chato da festa, quer? Você não entra em uma festa
gritando o
nome de seus produtos e suas ofertas, nem distribuindo
folhetos.
Festas são lugares para networking, não para propaganda. Então
não faça
isso nas mídias sociais. Conheça pessoas, se relacione com elas,
e
contribua. Depois quem sabe você poderá fazer alguma promoção ou
ação
comercial.
O
conteúdo, gerado no marketing de conteúdo, é peça chave deste
processo.
O conteúdo ajuda a manter uma conversa mais constante, e
portanto
facilita o relacionamento e o envolvimento.
Pense
sempre nas mídias sociais como um lugar para se relacionar com
seus
clientes. Pense sempre em estratégias de relacionamento. Se você
se
relacionar, as pessoas irão, mais cedo ou mais tarde, visitar seu site, e
quando
precisarem, vão procurar seus produtos ou serviços.
As mídias
sociais são um campo muito vasto, e a criatividade é a única
coisa que
limita o que você pode fazer nelas. Mas você tem que começar
com
algumas ações práticas, e para isso você pode começar seguindo
estas
dicas, e implantando já cada uma das ações a seguir.
Use seu blog
Como vimos
no marketing de conteúdo, você deve criar um blog no site da
sua
empresa, e mantê-lo atualizado. Isso facilita a comunicação, e mantém
o
consumidor informado.
A grande
maioria das mídias sociais, como o Twitter e o Facebook,
possuem
mecanismos para atualizar seu perfil a partir do seu blog. Assim
quando
você publica algo, os consumidores que seguem, ou são amigos
seus, nas
mídias e redes sociais, estarão atualizados.
Note que
muitas pessoas se concentram somente em uma ou duas redes
sociais.
Lêem pouco os blogs, e não usam tanto os emails. Assim,
abastecer
seu perfil nas redes sociais com os artigos do seu blog, amplia a
exposição
da sua empresa.
Crie seu Twitter
O Twitter
se expandiu muito rapidamente, como uma central de
informações.
Ele está sendo usado pelo seu consumidor, por jornalistas,
por
blogueiros, e por influenciadores do seu mercado. Assim ele deve ser
uma das
bases de sua estratégia de marketing nas mídias sociais.
Crie um
perfil seu, de sua empresa ou de seu blog no Twitter
(www.twitter.com).
Busque pessoas importantes para seu negócio e
comece a
segui-los.
Instale em
seu blog um aplicativo que tuite seus posts (como falei
anteriormente
o WordPress tem isso pronto como um plugin) e
complemente
escrevendo coisas interessantes que acontecem com seu
negócio
uma vez por dia.
O Twitter
é uma importante ferramenta para promoções e ações virais. Mas
deixe para
fazer isso quando tiver uma base estabelecida de seguidores.
As
promoções e ações virais funcionam melhor depois que as pessoas já
estão
acostumadas a se relacionar com você.
Faça um mapa
Faça um
mapa da blogosfera. Ele é uma lista dos principais blogs que
falam
sobre temas relacionados ao seu negócio, e que possivelmente seu
consumidor
também lê. Isso é muito útil para todas as ações de marketing
digital.
Sua lista
deve ter pelo menos quinze blogs relacionados ao seu negócio.
Você pode
encontrá-los pesquisando no Google temas relacionados ao
seu
negócio e observando os blogs que mais aparecem e são mais ativos.
Assine os
respectivos feeds de cada blog e acompanhe esses blogs uma
vez por
semana. Para isso o iGoogle (www.google.com/ig) é uma
ferramenta
muito prática, pois permite que você acompanhe vários blogs
em uma
única tela.
Faça
comentários sempre que ler um post interessante em um destes
blogs.
Coloque seu e-mail e seu site na assinatura do comentário. Isso
ajudará
você a se tornar conhecido.
Com o
tempo você estará se relacionando com os blogueiros e editores
destes
blogs, e poderá ter links ou artigos seus publicados neles.
Crie seu perfil nas redes sociais
Como uma
pequena empresa, seu marketing digital deve ser focado. E o
seu foco é
simples: Você tem que estar onde o
consumidor está.
Assim,
você não pode estar em todos os lugares. Pense nas mídias sociais
que são
mais relevantes para o seu consumidor. Se necessário, converse
com alguns
clientes e veja quais eles usam: Facebook, MySpace,
YouTube,
Twitter, LinkedIn?. Quem tem que dizer quais mídias sociais você
deve
utilizar é o seu consumidor.
Crie um
perfil seu, de sua empresa ou de seu blog nas Mídias e Redes
Sociais
mais relevantes. Pesquise fóruns, comunidades e grupos de seu
interesse
e participe deles. Acompanhe seus contatos e mensagens uma
vez por
semana.
Crie um
perfil profissional seu, não de sua empresa, no LinkedIn
(www.linkedin.com), ou em outras redes sociais de
nicho que você
considerar
relevantes para o seu caso. Crie sua rede inicial no LinkedIn
com
ex-colegas de estudos e trabalho e outros contatos que você
conhece.
Participe dos grupos de seu interesse.
Acompanhe
seus contatos e mensagens uma vez por semana.
Não faça SPAM
Nunca use
ferramentas de envio de mensagens em massa. Resista à
tentação
de fazer publicidade aberta em suas intervenções.
Lembre-se
que em todas as redes sociais você pode ser bloqueado. Enviar
propaganda
em massa é a forma mais rápida de perder relacionamentos
com seus
consumidores.
Usar
sempre seu nome, e-mail e site como assinatura de qualquer
intervenção
que fizer nas mídias ou redes sociais, é muito mais eficiente.
Interaja com os consumidores
Cada vez mais os consumidores querem ser atendidos pelas empresas,
pelo
mesmo canal de comunicação que elas interagem com eles.
Se você usar o Twitter para uma promoção, prepare-se para atender
a
duvidas, reclamações e elogios pelo Twitter. Se você tem um perfil
no
Facebook, fique atento, pois seu cliente utilizará este canal para
tirar
dúvidas e interagir com sua empresa.
Para isso
use uma regra simples das mídias sociais: Ouça
primeiro,
Interaja quando necessário, Responda quando perguntado.
Se um
consumidor fizer uma reclamação através das mídias sociais.
Resolva e
depois comunique a solução. E faça isso rápido. A mídia
espontânea
gerada por um bom atendimento através das mídias sociais é
muito
maior do que a você imagina.
Quando
atender clientes nas mídias sociais para resolver qualquer
problema,
ou quando receber uma crítica através delas. lembre-se:
Consumidores não querem empresas perfeitas, mas empresas que se
importam com ele.
Ações Promocionais
Quando
estiver seguro que tem uma boa rede de relacionamentos nas
mídias
sociais, então será na hora que fazer ações promocionais através
delas.
Crie
inicialmente ações promocionais simples, fáceis de entender e com
regras
claras.
Pense bem
o que vai oferecer, se é um desconto ou um produto, um
sorteio ou
uma gincana, e quais as restrições de participação. Pense se
faz
sentido para seu consumidor e se algo pode dar errado. Pense
inclusive
o que acontece se a ação der muito certo.
Muitos
problemas ocorrem em ações promocionais nas mídias sociais
porquê as
empresas dimensionam mal a ação. A ação é bem sucedida e
faltam
produtos para atender a todos. Nem sempre é o caso, mas tenha
certeza
absoluta que pode cumprir o que está prometendo.
Se sua
oferta só pode atender a dez consumidores, deixe isso claro. Se
você só
pode entregar em uma região, deixe isso claro. Só prometa o que
tem
certeza que pode cumprir.
Comece com
promoções simples, e vá ampliando as ofertas conforme
sente
confiança.
Seja focado, e mantenha a conversa fluindo
Reserve
para tudo isso um horário, uma vez por semana, para trabalhar
seu
relacionamento com o público nas mídias sociais. O importante é criar
algo que
seja constante.
Artigo muito bom. Estou começando o meu blog agora e gostei muito desse artigo.
ResponderExcluirParabéns.
Se puder acessa lá pra conhecer:
http://www.alexandrehart.com
Artigo excelente. Parabéns.
ResponderExcluirEstou começando o meu blog agora se puder acessa lá pra conhecer, toda opinião e criticas são bem vindas.
http://www.modelosdecarros.com.br
Interessante o assunto
ResponderExcluirSão as conexões que movem a vida, tanto na área profissional e pessoal.
http://gambiarranaveia.blogspot.com.br/
Parabéns!
ResponderExcluirNada melhor que a interligação para alavancar o negócio, afinal somos carentes das partes. Um abraço.
parabéns!
ResponderExcluirMuito bom este artigo.
Continue postando neste nível
abraços
É preciso criar um relacionamento com o público para criar um negócio sólido e lucrativo. Parabéns pelo artigo! Abraço.
ResponderExcluirMuito bom o post!!
ResponderExcluirBeijos
Patricia Zanella
www.entendademoda.com.br
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